domingo, 9 de agosto de 2015

TEMPEROS



Para iniciarmos vamos falar de algo simples mas essencial: Utilização correta e variada dos temperos!!
Vamos a feira ou supermercado e encontramos inúmeras opções,  muitas vezes deixamos de utilizar por falta de conhecimento ou medo se aquele tempero vai realçar o sabor do seu prato. Então para tirarmos as dúvidas vamos aos principais e que considero o ideal termos na cozinha:

ALECRIM: aroma fresco, dá um sabor especial as aves, aos molhos e sopas de tomate, frutos do mar, patês, batatas, beringelas, carnes e pães.
CEBOLINHA VERDE: usado em omeletes, molhos, sopas, vinagrete e saladas. 
COENTRO:  usado no tempero de peixes, aves, carnes, sopa, lentilha, feijão e legumes. Pode ser utilizado em moquecas e caldeiradas de peixe e frutos do mar.
ESTRAGÃO: sabor marcante,da um toque especial a vinagretes, molho branco, maionese, saladas verdes, frutos do mar, omelete, frangos e carne.
MANJERICÃO: sabor agradável, é ideal para molhos de tomates, bolonhesa, pizzas, churrasco, molho pesto, legumes e assados.  
ORÉGANO: utilizado em pizzas, receitas com ovos, sopas, tomates e abóboras recheadas, saladas, peixes.
TOMILHO: aromático e picante, usado pra temperar carnes, aves, peixes e pratos que envolvem queijos e tomates.
SALSA: sopas, saladas verdes, canapés, pães, grelhados.
AÇAFRÃO: erva da família do gemgibre, serve para dar sabor e cor aos alimentos, usado em risotos, paella, frutos do mar.
ALHO:  pode ser utilizado em toda e qualquer aplicação, ao natural ou desidratado.
CEBOLA: pode ser utilizado em toda e qualquer aplicação.
MANJERONA: realça o sabor, muito parecido com o orégano, pode ser utilizado em sopas, carnes, aves, peixes e é ideal para cozimentos rápidos.
PIMENTA:  pode ser utilizada em todas as receitas salgadas, assados, saladas, desde que de modo moderado.  Lembrete: pimenta demais pode estragar com o prato.
LOURO: utilizado em molhos, frutos do mar, feijoada, desde que utilizado em pequenas quantidades.
NÓS MOSCADA: de sabor adocicado, pode ser utilizado em bananas fritas, doces, carnes, biscoito, leite quente, recheios com molho branco.
ENDRO:  utilizado no preparo de batatas, peixes, sopas, pães, carnes, queijos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário